Mantendo a tradição dos atos cívicos realizados no município, a Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã de ontem (07), o Desfile Cívico em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, marco histórico que a cidade faz questão de celebrar todos anos.

O desfile do 7 de setembro em Itacaré foi marcado por belas apresentações das escolas públicas e particulares. Para abrilhantar ainda mais o dia, as escolas do campo e quilombolas se fizeram presentes. Onze escolas marcaram presença no ato: Escola João Gomes de Sá, Escola Maria Benjamina da Cruz, Colégio Batista de Itacaré, Escola Dr. Manoel Castro, Centro Educacional de Itacaré; As escolas do campo: São Roque I, Tiradentes, Sebastião Aprígio, José Carlos Arruti Reis, além das escolas quilombolas: São Roque II e Santo Amaro. Com muito ritmo e elegância, a BAMUTA, banda musical de Taboquinhas, apresentou um lindo show.

“Quero aqui agradecer e parabenizar toda a equipe da educação e também todas as escolas do município pelo esforço, vontade e coragem; mesmo com chuva, todos estavam animados e dispostos a desfilar, e no final deu tudo certo, o dia ficou marcado por belas apresentações e alunos que enchem seus pais e professores de orgulho”, disse a secretária de Educação, Jamile Souza.

Conheça um pouco da história das escolas que desfilaram

ESCOLA JOÃO GOMES DE SÁ
A escola João Gomes de Sá foi fundada no dia 04 de março de1991 pela professora Edinair de Sá Lemos, com uma turma de alfabetização. Hoje a escola tem uma área 724,14 metros quadrados, foi regulamentada no dia 04 de maio de 2002. Atualmente atende 147 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.  Tem 11 funcionários e 20 professores.

ESCOLA MARIA BENJAMINA DA CRUZ
Fundada em 1967, tem como instituição mantenedora a Prefeitura Municipal de Itacaré. Recebeu o nome de Maria Benjamina da Cruz em homenagem aos familiares do prefeito da época da inauguração.

ESCOLAS DO CAMPO E QUILOMBOLAS
As escolas do campo e quilombolas são muito especiais, e tem suas demandas específicas; por isso é preciso olhar com carinho e atenção para essas escolas, promovendo a equidade para que todos possam estar inseridos dentro da proposta para educação do campo e quilombola.

COLÉGIO BATISTA DE ITACARÉ
No ano de 2014 deu-se início às atividades no Colégio Batista, atende da Educação Infantil ao Ensino Médio e tem um total de 186 alunos.

ESCOLA DR. MANOEL CASTRO
O Grupo escolar Dr. Manoel Castro funciona com o Sistema Militar e atende a 335 alunos do Ensino Fundamental II.