O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assegurou investimentos para a continuidade das obras e implantação do Serviço de Hemodiálise no novo Hospital São Lucas. A primeira etapa do projeto foi entregue na sexta-feira (28), na comemoração dos 113 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna.

Durante a cerimônia de inauguração da primeira etapa do São Lucas, Jerônimo Rodrigues anunciou que os recursos para a conclusão da segunda etapa do projeto serão liberados pelo Estado. O governador destacou que o novo Centro de Hemodiálise contará com estrutura completa, com instalação de 53 poltronas para pacientes regulados do Sistema Único de Saúde (SUS).

O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, agradeceu ao prefeito Augusto Castro, ao governador Jerônimo Rodrigues e ao deputado federal Paulo Magalhães pela parceria que viabilizou a reabertura do Hospital São Lucas e andamento das obras. “Hoje, são os primeiros 27 leitos clínicos. Mas o nosso esforço é para entregar, nos próximos anos, toda a estrutura pronta, que terá o total de 121 leitos”, afirma o provedor.

Na primeira etapa, além dos 27 leitos, foram entregues ainda ambulatório com diversas especialidades e laboratório de análises clínicas; área de apoio, como nutrição e Central de Material e Esterilização (CME). “Com todo o suporte para este momento. Mas a população precisa ficar atenta, pois ainda não são ofertados serviços de emergência e urgência. Os serviços não são regulados pelas secretárias de Saúde do Estado e do Município”, esclarece.

 

Para as demais etapas, do total de leitos, 20 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, a unidade hospitalar contará com um centro cirúrgico com quatro salas, cinco salas de recuperação pós-anestésica, centro de imagenologia, centro médico multiprofissional com 16 consultórios e toda a estrutura de apoio. As obras da segunda etapa serão iniciadas nos próximos dias.

EQUIPAMENTOS E FUNCIONAMENTO
O governo estadual fez a doação de camas de leito, colchões impermeáveis, eletrocardiógrafos, cardioversores, monitores multiparamétricos, focos cirúrgicos em Led, kit de laringoscópio, aparelho de ultrassom, suportes para soro, armários para guardar enxoval, ventiladores mecânicos, aspiradores de secreção, kit nebulização e carinhos para transporte de materiais e medicamentos.

A unidade hospitalar, no bairro Santo Antônio, começou a receber os primeiros pacientes regulados ontem (1º).