posseReforma e ampliação dos postos de saúde; envio de equipe técnica para acompanhar o início da nova gestão na Secretaria de Saúde de Ilhéus; aporte de insumos para atender as emergências, e a contração de mais 50 agentes de endemias para fortalecer o combate à dengue no município.

Essas foram as principais ações anunciadas pelo secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, ao participar na manhã desta terça-feira (22), no salão nobre do Palácio Paranaguá, da posse do secretário municipal de Saúde, Jorge Arouca.

Na oportunidade, Solla entregou ao prefeito Newton Lima a chave da ambulância doada pelo estado para melhorar o transporte de pacientes para unidades hospitalares ou realizar atendimentos na zona rural.

O secretário afirmou que embora o governo de Jaques Wagner venha investindo na área de saúde, as dificuldades de ordem financeira terminam impedindo o acompanhamento do crescimento das demandas.

Solla lembrou que no Hospital Geral Luís Viana Filho foram realizados recentemente inúmeros melhoramentos com a ampliação dos serviços. Entretanto, a capacidade financeira impediu que novas ações fossem empreendidas. “E acredito, pelo que venho acompanhando, que a futura presidente amplie os recursos destinados ao SUS, o que será benéfico para todos”.

Jorge Solla parabenizou o prefeito pela escolha do nome de Jorge Arouca para assumir a Secretaria de Saúde, saudando o ex-gestor Antonio Rabat, que estava presente à solenidade. Em sua opinião, mesmo com os avanços obtidos, há a necessidade de a saúde evoluir em muitos aspectos, principalmente no que se refere às unidades básicas, que se responsabilizam pelo atendimento mais imediato e reduz a busca pelos hospitais, acrescentando que outro passo é conceder mais autonomia para as secretarias municipais desta área.

Leia mais