A Secretaria de Transporte e Trânsito – SETTRAN – iniciou ontem, primeiro domingo do mês de maio (01) as ações voltadas para a Campanha do Maio Amarelo, um movimento que nasceu em 2014 e visa uma ação integrada entre o Poder Público, Privado e sociedade civil para discutir o tema e a importância da segurança viária a fim de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

“Juntos Salvamos Vidas” é o tema escolhido para o ano de 2022 o primeiro pós Covid19 que poderá contar com ações fora da plataforma online e com a efetiva participação presencial em pontos estratégicos da cidade. “É a primeira vez que poderemos realizar nossas ações com uma maior participação da sociedade isso após o relaxamento das medidas de segurança sanitária contra o Covid19, o qual só foi possível graças a realidade de hoje termos 0 casos ativos na cidade, confesso que estou ansioso para ver o desenrolar desse mês de importância ímpar para a segurança viária e acredito que com essa troca de informações de forma presencial atingiremos ainda mais condutores do que o ano passado diminuindo de forma gradual o índice de acidente em Itabuna.” – declarou o gestor da pasta, Thales Silva.

O pontapé inicial do Maio Amarelo aconteceu na Avenida Mario Padre onde aos domingos a via é interditada para a realização do Domingo do Lazer – projeto idealizado pela SETTRAN a fim de promover um espaço seguro de diversão para as famílias itabunenses – e contou com o lançamento do Circuito Educar. “A intenção do nosso projeto é promover educação no trânsito de forma lúdica, onde os nossos pequenos estarão circulando pelo espaço fortalecendo e aprendendo sobre as práticas de segurança no trânsito. E nesse mês de maio estaremos com o circuito montado todo domingo promovendo esse momento de educação de trânsito com as crianças. ” – informou a Coordenadora de Educação, Elessandra Bispo.

Estima-se que mais de 100 crianças participaram do primeiro Circuito Educar. Para o patinador Gilberto a educação tem que ser desde novinho “Vim para patinar e me deparei com o circuito e achei muito importante pois a educação tem que vir de casa, a educação tem que ser de novo, não adianta os policiais e agentes multarem e não educar e orientar, vocês estão de parabéns, a educação começa de novo e se todos os motoristas, ciclistas fossem educados no trânsito os acidentes praticamente seriam zero.”

Além do Circuito Educar outras campanhas serão realizadas nesse mês de maio:

  • Trânsito em Pontos
  • São tantas Emoções
  • Educatran em Contos
  • Papelão no Trânsito
  • Respeito à faixa de pedestre

Ademais, palestras educativas acontecerão em empresas privadas, públicas, escolas, creches, além de instrução específica para as categorias de moto táxi, taxistas, motoristas de ônibus e aplicativos e ciclistas, para que assim, a educação viária seja promovida para todos que fazem parte do trânsito.