De um internauta, amigo do Coronel Gilberto Santana:

Me desculpem, se penso errado. Ainda não consegui entender porque a imprensa de Itabuna não sai em defesa da posição assumida pelo deputado estadual Coronel Gilberto Santana (PTN) quanto à definição do limite territorial entre os municípios de Itabuna e Ilhéus. O parlamentar, que ao longo da sua vida construiu uma história de coerência, determinação e seriedade, deixou clara a sua posição em favor de Itabuna, sem, contudo, ficar contra os interesses ilheenses.

Santana – o chamo assim por conta do grau de amizade que nos une – paga, sozinho, um preço muito alto por defender interesses que não são dele e, sim, de um povo- o povo itabunense. E a imprensa, o que faz? Simplesmente se omite. Cadê o compromisso com a correção dos fatos? A faixa limítrofe que separa as duas cidades nunca foi motivo de qualquer questionamento.

Agora, em função da chegada de grandes empreendimentos empresariais a Itabuna, na saída para Ilhéus, é que o governo ilheense, de olho nos impostos a serem pagos, levanta uma questão desnecessária e descabida. Como o deputado Santana foi coerente, e firme, no seu posicionamento, passou a ser alvo de pesadas, e desnecessárias, críticas da imprensa de Ilhéus, que está em campanha aberta contra o parlamentar itabunense.

Repito: me desculpem, se estou errado. Mas acho que está na hora da imprensa itabunense manifestar franca e abertamente uma posição em defesa não de Santana especificamente, mas sobretudo de Itabuna, que pode ter parte do seu território usurpado pelos ilheenses. Se esse desejo da administração municipal de Ilhéus for concretizado, perderemos recursos e, de quebra, ainda abriremos brecha para que no futuro Ilhéus nos tome algo mais. Portanto, é bom que se tome uma posição agora. Antes que seja tarde.

________

N.E.: Companheiro, o apoio à revisão territorial é um posicionamento claro desse blog. Aliás, lutamos em duas frentes: a revisão, em si, e a criação da região metropolitana de Ilhéus e Itabuna. Reveja nossos posts, leia a coluna DE RODAPÉS E DE ACHADOS, artigos de nossos colaboradores. Santana é figura de passado controverso, mas esse posicionamento em favor e da região merece, realmente, nosso apoio.