Com a presidente Dilma Rousseff em férias na Bahia, a maioria dos ministros também sumiu de Brasília, para descansar. Dos 37 ministros, pelo menos 24 suspenderam as atividades em algum intervalo neste mês, de acordo com publicações no “Diário Oficial da União” ou informações das assessorias dos ministérios.

Assim, parte dos ministros requisitou férias e outros entraram em recesso, entre os quais alguns que ficaram em Brasília nas semanas dos feriados de natal e ano novo.

Na edição desta segunda-feira (2) do “Diário Oficial da União”, foram publicados despachos da presidente com autorização de férias para quatro ministros: Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Jorge Hage (Controladoria-Geral da União), Mario Negromonte (Cidades) e Paulo Bernardo (Comunicações).

Na semana passada decidiram entrar em férias os ministros Aldo Rebelo (Esporte); Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário); Ana de Hollanda (Cultura); Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos); Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior); Miriam Belchior (Planejamento); Ideli Salvatti (Relações Institucionais); Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional); José Elito Siqueira (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência).

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, inicia as férias nesta terça-feira (3) e volta ao trabalho somente no dia 16.

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, tirou uma semana de recesso e volta ao trabalho na próxima segunda-feira.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também entrou em recesso de uma semana porque permaneceu em Brasília nas semanas de natal e ano novo.