O trabalho de acompanhamento, assistência aos pacientes e doação de próteses e cadeiras de rodas continua sendo feito pela Prefeitura de Itacaré, com o apoio do Governo do Estado da Bahia. E a novos pacientes já estão sendo assistidos e encaminhados.

Dessa vez o beneficiado foi o garoto Alisson Santos, de 07 anos, do bairro da Passagem, portador de paralisia cerebral, que recebeu uma cadeira de rodas equipadas, o que vai facilitar muito o tratamento, o acompanhamento e mobilidade da criança. A família do garoto comemorou a doação da nova cadeira de rodas e ressaltou a atenção e a qualidade no atendimento que vem recebendo por parte da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Diversos pacientes de Itacaré já estão sendo beneficiados com a doação de próteses e cadeiras de rodas e a orientação do prefeito Antônio de Anízio é de dar continuidade a esse trabalho. O objetivo desse acompanhamento, segundo informou o prefeito, é garantir mais mobilidade, liberdade, alegria e muito mais independência para os pacientes, que a partir de agora passam a ter uma nova vida. E nos depoimentos dos pacientes é possível perceber a alegria e a liberdade.

O paciente Alisson Santos é portador de paralisia cerebral que é um conjunto de desordens permanentes que afetam o movimento e postura. Os sintomas ocorrem devido a um distúrbio que acontece durante o desenvolvimento do cérebro, na maioria das vezes antes do nascimento, a doença afeta aspectos motores, da fala e do comportamento. E hoje, o Estado possui um centro de reabilitação para pessoas portadoras de deficiência física, auditiva, dentre outras, disponibilizado uma equipe multidisciplinar para atender esses pacientes que são encaminhados pelo município.

A equipe da Secretaria de Saúde de Itacaré alerta que é importante obter um diagnóstico rápido para qualquer distúrbio de movimento ou possíveis atrasos no desenvolvimento da criança. E essas dificuldades podem ser superadas, objetivando o bem estar desse paciente. A Secretaria de Saúde vem realizando um papel muito importante no acompanhamento à essas famílias. A mãe do garoto Alisson relatou o quanto a vida deles mudaram com chegada da cadeira de rodas, já que hoje ela consegue levar seu filho para socializar com outras crianças, o que antes não era possível. A mãe afirma que hoje é uma nova fase da sua vida.