Na última quarta-feira (1º), Mano Brown, do Racionais MC’s, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Durante a cerimônia, realizada no Teatro Municipal Candinha Dórea, o rapper prestou uma homenagem à sua mãe, Ana Soares, que faleceu em 2016 aos 85 anos.

“Voltar à Bahia e receber esse título é muito simbólico. Minha mãe saiu daqui humilhada, se sentindo a pior pessoa de todas”, disse. “Queria que ela estivesse viva para ver isso”. Ele também agradeceu aos demais membros dos Racionais, à sua família e às influências dos terreiros religiosos nos quais foi criado.

A decisão de conceder essa honraria a Mano Brown foi tomada pelo Conselho Universitário da UFSB em agosto, com o objetivo de homenagear o artista e celebrar o hip hop como uma forma de expressão da população negra periférica.

“Esse é o meu lado étnico que mais ostento”, afirmou o rapper sobre a origem baiana. “Tenho orgulho em dizer que sou afrobaiano”.

Ao encerrar a cerimônia, Mano Brown escolheu fazer uma apresentação cultural e interpretou a música “Vida Loka II”, lançada em 2002.

Via DCM