marcos bandeiraO juiz da Vara da Infância e da Juventude de Itabuna, Marcos Antônio Santos Bandeira (foto), proferiu palestra na segunda-feira (8), na abertura da XI Semana Jurídica em Itamaraju, evento promovido pelo pela coordenação de Direito da faculdade Facisa/Cesesb.

Em sua explanação, Bandeira abordou o tema “A nova lei de adoção”, que entrou em vigor em novembro do ano passado. O magistrado itabunense destacou a operacionalização dos cadastros estaduais e nacionais de adoção, bem como sobre o espírito da nova lei, que busca fortalecer a convivência familiar de crianças e adolescentes.

Fiel ao seu estilo de não se omitir em temas muitas vezes polêmicos, Marcos Bandeira não deixou de expressar sua opinião em relação à adoção de crianças por casais homoafetivos. Isso depois de expor os principais argumentos dos dois grupos que defendem ou condenam essa forma de adoção. Bandeira se posicionou favorável à adoção por casais homosexuais, com base na Constituição Federal e citando o referendo que foi dado sobre o tema em decisões do Supremo Tribunal Federal.

O evento em Itamaraju teve ainda a participação de outros palestrantes de renome, a exemplo de Salomão Resedá, juiz da Vara da Infância e Juventude de Salvador. Alfredo Coimbra, promotor de Justiça do Tribunal do Júri de São Paulo, encerrará o evento nessa sexta-feira (12).