marksonO Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) revogou decisão que garantia a liberdade de Markson Monteiro Oliveira, o Marcos Gomes. O acórdão ainda será publicado e significa que o agropecuarista terá de aguardar na cadeia o julgamento pela morte de um vaqueiro em Floresta Azul, há mais de três anos.

Marcos Gomes é acusado de torturar, manter em cárcere privado, matar e ocultar o cadáver de Alexsandro Honorato.

O crime ocorreu em 2 de dezembro de 2006, durante uma vaquejada no Haras Redenção, em Floresta Azul, de propriedade da família do ex-prefeito Fernando Gomes, pai de Marcos. O advogado do acusado, Carlos Burgos, garante que seu cliente vai se entregar assim que for publicado o acórdão.

Marcos Gomes passou mais de dois anos fugindo da polícia desde que teve sua prisão decretada, em 2007. Ele foi capturado em Salvador, em 2009 e transferido para o Conjunto Penal de Itabuna, de onde saiu para esperar o julgamento em liberdade.

A notícia de sua volta à prisão – ou à vida de fugitivo – chega num momento em que Markson começava novamente a influenciar na política itabunense. Amigo do prefeito Capitão Azevedo, Marcos Gomes já teria até indicado alguns cargos no atual governo, especialmente na secretaria da Saúde, sua pasta "preferida".

Era de lá – ou do corredor da saúde -, aliás, que até 2007 Marcos Gomes exercia seu controle da prefeitura de Itabuna, na última gestão do pai, o ex-prefeito Fernando Gomes.

Leia mais no Pimenta