Hoje, 19 de outubro, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, programou – e vem realizando – uma série de atividades durante todo o mês, tendo como público-alvo pacientes e colaboradoras da instituição. Para além de rodas de conversa, exibição de filmes com conteúdos sobre prevenção, diagnóstico, rastreamento e autoexame das mamas, o hospital estará oferecendo às suas colaboradoras, durante todo o mês, serviços de ultrassonografia mamária, consultas ginecológicas com exames preventivos e inserção de DIU com consulta previamente agendada.

Para as pacientes que seguem acompanhando seus filhos no HMIJS, estão sendo estimuladas rodas de bate-papo e debates sobre a importância do aleitamento materno. A amamentação protege as mães do câncer de mama. Além disso, segundo especialistas, durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o risco de surgimento de câncer de mama é 22% menor, comparado às mulheres que nunca amamentaram.

O Outubro Rosa foi criado visando conscientizar as mulheres sobre a importância de exames periódicos para avaliar a condição das mamas e possíveis tumores. Neste perfil estão inclusas as mulheres acima de 18 anos com o autoexame mensal, e mulheres acima de 40 anos, que devem fazer a mamografia anualmente.

Única maternidade 100 por cento SUS do sul da Bahia, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio foi inaugurado em dezembro de 2021 dezembro. Desde então, é administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família. Possui 105 leitos para obstetrícia, partos normal e de alto risco, pediatria clínica, UTIs pediátrica e Neonatal e já ultrapassou a marca de cinco mil bebês nascidos na unidade.