Movimentos sociais e sindicatos vão caminhar pela avenida do Cinquentenário na manhã dessa quinta-feira pedindo que o município se sensibilize e aceite passar o controle da gestão do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães para o estado, através da Secretaria Estadual da Saúde.

A caminhada sairá do Jardim do Ó, às 9 horas, e vai percorrer a Cinquentenário. Representante de um dos líderes do movimento, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana diz que a estadualização é necessária por dois motivos principais: vai salvar vidas e vai garantir cumprimento dos direitos dos trabalhadores.

“Acreditamos que o prefeito vá se sensibilizar, porque ninguém pode ser tão insensível ao ponto de ver pacientes de Itabuna e das cidades pactuadas que aqui são atendidas simplesmente morrendo devido à falta de estrutura do HBLEM sob a gestão municipal. É uma questão de humanidade e é isso que mostraremos à sociedade, ao prefeito e às autoridades locais”, afirma Santana.