Mutirão de funcionários do Arquivo Público Municipal José Dantas de Andrade,  com a participação da Profª Dra Janete Macedo, do Centro de Documentação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), funcionários da Emasa e voluntários trabalhou hoje durante todo o dia para resgatar e salvar documentos públicos e fotografias da unidade, instalada no andar térreo do Espaço Cultural Professor Josué Brandão.

No imóvel, situado no Bairro Conceição, além do Arquivo Público, funciona no andar superior a Biblioteca Pública Municipal Professor Plínio de Almeida e a Câmara Municipal de Vereadores, que não sofreram problemas com a enchente do Rio Cachoeira que extravasou de sua calha e inundou grande parte da beira-rio em Itabuna.

A ação voluntária da pesquisadora da Uesc contou ainda com a participação de 10 estudantes do Departamento de História que fotografaram o que foi alcançado pelas águas do Cachoeira na tentativa de que na recuperação os principais aspectos sejam preservados. O grupo se prontificou a cooperar com a direção do Arquivo Público Municipal. Na gestão do prefeito Augusto Castro, o município e a Uesc têm um convênio de cooperação técnica

O Prof. Dr. Leonardo Moraes esteve presente, a pedido da Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz, para acompanhamento destas ações. A UFSB buscará ajudar nesta recuperação.