Invocando o pior argumento possível, o de que “mesmo com o fechamento do comércio, a contaminação não baixa”, o prefeito Fernando Gomes acaba de anunciar a abertura total do comércio. “Como os números não baixam, com o comércio fechado, cheguei à conclusão de que a culpa não é do comércio”, declarou há pouco ao apresentador Tom Ribeiro, no programa Balanço Geral, da TV Cabrália.

Segundo o prefeito, a pressão é muito grande por parte dos comerciantes. Fernando Gomes recebeu, ontem, dirigentes do comércio, a exemplo do presidente da CDL, Carlos Leahy, e hoje muitos comerciantes fizeram pressão pela abertura das lojas. Ele disse que vai determinar fiscalização rígida aos comerciantes que não respeitarem as medidas que ainda vai editar. “Se não obedecer, eu mando fechar”, disse, ainda que não se tenham publicizadas oficialmente as normas que ele diz que fará valer.

De acordo com o prefeito, haverá uma fiscalização para que as medidas de segurança sejam cumpridas no comércio da cidade, como o uso de máscaras, controle do tráfego de pessoas dentro dos estabelecimentos e uso do álcool em gel.

Gomes informou, ainda, que vai liberar o tráfego da avenida do Cinquentenário, já a partir de amanhã, quarta-feira (3). Essa será a forma de “ir preparando a área para a reabertura das lojas”. Itabuna é a segunda cidade da Bahia com maior número de casos de Covid-19, e ontem registrava, oficialmente, 960 casos, com 36 mortes.