Por Domilene Costa

E depois de dias difíceis, tudo começou a mudar… Enfim… uma luz no fim do túnel.

‌No dia 19 de janeiro de 2021 às 2:50 da manhã recebíamos as primeiras doses que traziam a esperança para vencermos essa guerra. Um filme passou na cabeça de cada um que esteve todo o tempo envolvido na linha de frente dessa batalha. Dias de luta, que seriam vencidos graças à ciência e à força de cada cada guerreiro envolvido nessa missão.

‌E assim chegamos com muito orgulho a ‌50 remessas de doses recebidas na Região Sul. ‌Foi um trabalho conjunto entre Governo do Estado, Gabinete da Secretaria de Saúde, Coordenação de Imunização do Estado (SUVISA/DIVEP), equipe técnica do Núcleo e Polícia Militar.

Em números: ‌105 pousos; 650 roteiros terrestres para entrega aos 68 municípios; 1.130. 236 primeiras doses recebidas com 92,5% de pessoas vacinadas; 871. 669 segundas doses recebidas, com 70,9% de pessoas vacinadas;
620. 368 doses de reforço recebidas, com 26,2% de pessoas vacinadas.

Uma logística vitoriosa , onde todos trabalham incansavelmente dia a dia. Estamos aos poucos vencendo, voltando a viver um novo normal. Mas é preciso cuidado. Os números estão caindo, mas precisamos estar atentos do ponto de vista epidemiológico, principalmente com a introdução da variante Delta, que já contabiliza 9 casos confirmados pelo LACEN em nossa região.

Os cuidados sanitários devem ser mantidos. Não podemos esquecer do uso de máscaras, álcool gel, lavagem das mãos, além de evitar aglomerações.

Podemos vencer o vírus. Venceremos! Mas cada um precisa fazer a sua parte.

Domilene Costa é coordenadora do NRS Sul