Uma passeata com a participação de mais de mil alunos de 11 escolas da rede pública de ensino de Itabuna, Almadina, Coaraci e  Buerarema abriu na manhã de ontem, 1º, os Jogos Escolares da Bahia (JEB). Organizado pelo Governo do Estado, através do  Núcleo Territorial de Educação (NTE-5), o evento conta com o apoio da   Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL).

Nessa primeira fase dos Jogos, que vai até sexta-feira, dia 3, as atividades esportivas de voleibol, handebol, futsal, basquete e baleado serão realizadas na quadra poliesportiva da Praça Rio Cachoeira, próxima à Câmara de Vereadores.

Na quadra de areia da Praça Pastor Hélio Lourenço, no Góes Calmon, próximo ao Shopping Jequitibá, serão realizadas partidas de beach tênis e futevôlei. Já no campo da sede regional da Ceplac, no Km 22 da rodovia Jorge Amado/BR-416, no eixo Ilhéus – Itabuna,  acontecem as partidas de handebol.

A programação inclui ainda oficinas de judô, capoeira, zumba e goalball.  A programação também acontecerá em Ilhéus, nos dias 6,  ,e 8, e em Ubaitaba, dias 9 e 10 deste mês A etapa territorial programada para os dias  6, 7 e 8 de julho será novamente em Itabuna, segundo a  coordenadora do JEB, Isis Conrado Haun,

Ela destacou a importância da volta dos Jogos Estudantis da Bahia, depois de dois anos interrompidos por conta da pandemia do COVID-19, “dentro de um projeto, cuja função é  fortalecer a ação educativa na escola, tendo como fundamento a cultura corporal, por meio de práticas docentes e do assessoramento pedagógico”.  Isis afirma que os estudantes precisam ir para as ruas e que as escolas públicas precisam  ter maior visibilidade.

Ela contou que os JEB são formados por meio de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado e envolvem, anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas federal, estadual e municipais da maioria dos municípios baianos.

“A proposta estabelece políticas de fomento ao esporte, incentivo de práticas que valorizem a corporalidade, o lúdico e a cultura corporal na formação humana, como constituinte de uma educação com qualidade”, frisou a coordenadora dos JEB.

Para concluir, Isis Conrado Haun diz que a proposta dos Jogos fundamenta-se em pressupostos considerados de relevância para a concepção do trato da cultura corporal e do esporte escolar na Educação Básica, o que inclui participação, inclusão, diversidade, ética, cooperação, regionalismo e emancipação.