Na manhã da segunda-feira, dia 17, teve início, na sala de vídeo da Faculdade Montenegro, o curso de capacitação do programa Adab na Escola, que é um projeto de parceria entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia  (Adab) e a Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O curso seguiu a terça-feira (18).

A capacitação foi destinada aos professores do Grupo Escolar José Tito de Lima, Ieda Barradas e Coordenação do Campo e EJA, que irão trabalhar com os alunos em sala de aula. A parceria visa estimular o aprendizado de novas técnicas de cultivos e criação com sanidade, além de ensinar o produtor a defender sua plantação através de novos conhecimentos.

De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Adriana Assis, com o projeto ADAB na escola serão formados sanitaristas ao longo de todo ano letivo, além da formação de hortas e pomar, levando os alunos do 4º e 5º ano a serem formadores de opinião.

“Estamos buscando produzir, junto às gerações futuras, mudanças de comportamento em relação à saúde agropecuária, bem como criar novos agentes de mudanças no seio das famílias desses escolares e em suas comunidades. O prefeito deu carta branca para implantar o projeto em Ibicaraí”, afirmou Adriana Assis.

“A ideia dessa parceria vem desde quando eu estava vereadora. E, hoje, na condição de vice-prefeita e secretária de Educação, estou tendo a oportunidade de concretizar esse desejo de trazer a Adab para orientar os nossos alunos e, acima de tudo, formar jovens sanitaristas. O prefeito Lula Brandão também apoia este projeto, e hoje podemos contemplar esta boa realidade.” Disse a vice-prefeita e secretária de educação Adriana Assis.

Na oportunidade, estavam presentes a vice-prefeita e secretária de Educação, Adriana Assis, a engenheira agrônoma e fiscal estadual de agropecuária (FEA), Catarina Cotrim de Matos Sobrinho, o gerente da ADAB Itabuna, Robson Bispo de Souza, o engenheiro agrônomo e FEA, Roberto Costa Lima Bomfim, o engenheiro agrônomo e FEA, Gilmar Meyer Farias, o engenheiro agrônomo, Clécio Luiz Santana Teles, o médico veterinário e FEA, Luciano Cesar Santos Santana e a Médica Veterinária e FEA, Selma Cristina Honorato dos Santos.