Famílias desabrigadas e desalojadas pelas chuvas e cheia do Rio Cachoeira, em Itabuna, começaram a receber peças íntimas que estão sendo distribuídas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). A indústria de roupas íntimas Trifil doou à Prefeitura de Itabuna um lote de 20 mil peças masculinas, femininas e infantis.

O primeiro lote de peças íntimas foi destinado aos desabrigados do Bairro Maria Matos (Rua de Palha), um dos mais devastados pela enchente. Na sequência, outras vítimas foram contempladas, principalmente aqueles que perderam tudo e estão recebendo assistência integral nos locais em que estão provisoriamente alojados.

A cada dia mais empresas remetem doações ao QG montado pela Prefeitura no Grapiúna Tênis Clube. Ontem, por exemplo, o Carrefour/Atacadão fez a doação de 1 mil cestas básicas depois de atender à solicitação do vice-prefeito de Itabuna e secretário municipal de Esportes, Enderson Guinho. Os gêneros foram entregues aos secretários de Transportes e Trânsito, Thales Silva, e de Governo e Assistência Social, Josué Brandão Júnior.

Operação de limpeza já totalizou 1.015 viagens ao aterro sanitário

Neste sábado, dia 1º de janeiro, ao fazer um balanço das ações da Operação de Guerra decretada pela Prefeitura de Itabuna para a limpeza da cidade e remoção de entulhos nas áreas atingidas pelas enchentes do Rio Cachoeira e pelas chuvas do final de dezembro, o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, disse que 15 bairros já foram alcançados. “Fizemos a retirada média de 200 a 250 caçambas de materiais inservíveis e já totaliza 1.015 viagens até ontem”, afirmou.

Mangabinha continua tendo limpeza nas ruas – Foto Ascom

Os bairros onde a limpeza está concluída ou sendo finalizada são Ferradas, Nova Ferradas, Nova Itabuna, Conceição, Sarinha Alcântara, Gogó da Ema, Urbis IV, Maria Matos (Rua de Palha e Vila Anália. Na Mangabinha, um dos bairros mais afetados pelas enchentes, a exemplo da Bananeira e Rua de Palha, o trabalho alcançou 50%, mas está sendo intensificado neste final de semana. “O trabalho não pára até que a cidade esteja totalmente limpa”, disse Sousa Lino.

O superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo informou que, na operação, por determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), estão sendo empregados mais de 300 homens, 45 caçambas, 14 retroescavadeiras, duas pás-carregadeiras e quase uma dezena de caminhões carga seca. “Todo o empenho é para que a cidade volte à normalidade no menor tempo possível, pois a devastação foi muito grande”, ressaltou.

Com o suporte de carros-pipa, as equipes da Secretaria de Infraestrutura já fizeram a lavagem e sanitização das avenidas Cinquentenário, Princesa Isabel e Beira-rio, mas todos os bairros que sofreram inundações também terão atenção para evitar a proliferação de doenças. Estão sendo aplicados produtos à base de cloro e desinfetantes para mitigar os maus odores deixados pelas águas contaminadas do Rio Cachoeira.

Rua de Palha com ruas limpas – Foto Ascom

Na quinta-feira passada, a Emasa fez a remoção de resíduos da enchente do Rio Cachoeira na Urbis IV e a sanitização de ruas lavadas com hidrojato. A ação, executada pela Gerência de Saneamento, visou prevenir a proliferação de doenças causadas por vetores águas contaminadas, roedores, insetos e aracnídeos (aranhas, ácaros, carrapatos e escorpiões, dentre outras espécies).