O Hospital de Base se antecipa ao risco de uma epidemia de dengue

Ao fazer um balanço das ações implementadas no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) nos últimos quatro meses, o presidente da Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna (Fasi), Juvenal Maynart, anunciou a contratação do médico infectologista Fernando Romero, como parte do Plano de Contingência para um eventual surto de dengue e de outras endemias.

“Estamos nos preparando para um eventual risco de dengue, zika e chikungunya. Já me reuni inclusive com o secretário de Saúde Uildson Nascimento, para que possamos dar todo suporte tanto no Hospital de Base como nos Postos de Saúde. Esse sistema vai funcionar de forma conjunta entre Secretaria e Hospital de Base, para não corrermos o risco de uma endemia sem o prévio preparo para o tratamento das pessoas”.

Ele aproveitou para frisar que a gestão do prefeito Fernando Gomes tem dado as condições necessárias para a implementação dessa e de outras ações nestes quatro meses em que está à frente da FASI, como por exemplo, para implantação do raio-x digital, melhoria da estrutura física do hospital, preparação de novos leitos de retaguarda, compra de novas poltronas para acolhimento dos acompanhantes, além de compra de poltronas para o PS, e a tentativa contínua de melhoria da humanização e atendimento dos pacientes.

“Estamos conseguindo avançar, com o acompanhamento contínuo das ações e avaliação dos resultados”, frisou Juvenal Maynart, lembrando que ele tem como marca o compromisso e a responsabilidade. “Não fazemos tudo porque nem tudo podemos fazer, mas como servidores públicos temos por obrigação o tratamento com qualidade e atenção para o cidadão.