A presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna, Carminha Oliveira, está sendo acusada de tentar manipular as eleições da entidade, previstas para setembro. A denúncia foi feita na manhã desta sexta-feira (14), por Reinam Braga, professor do Imeam, em entrevista ao programa “Interativa News”, da Rádio Interativa FM.

Reinam Braga informou que na tarde de quinta-feira (13), Carminha Oliveira divulgou mensagens nas redes sociais anunciando que as eleições do sindicato serão realizadas em ambiente virtual, por meio da plataforma Zoom. “Eleição virtual não está previsto no estatuto do Simpi”, afirmou.

Segundo o professor, “Carminha Oliveira está tentando manipular e manobrar as eleições, convocando uma assembleia sem o mínimo de transparência”. Na quinta-feira, um grupo de professores filiados ao Simpi esteve em contato com o Ministério Público e solicitou aos promotores de Justiça que o MP acompanhe de perto pra garantir a lisura do processo.

Carminha Oliveira está sendo alvo de investigações. A Polícia Federal, Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal, e Ministério Público do Trabalho apuram casos de demissão simulada de funcionário, de compra de veículos usados, com valor superfaturado, viagens para outro município com valores exorbitantes e má gestão no fundo financeiro.

A Justiça do Trabalho também foi acionada e analisa a extinção de mais da metade do corpo de dirigentes, uma atribuição da assembleia. Já o Tribunal Regional do Trabalho notificou as atuais dirigentes em ação que requer a inelegibilidade delas por lesão ao patrimônio do Sindicato. O prejuízo ao Simpi chega a mais de R$ 100 mil. (Com informações do Blog do Bené)