professoraA professora itabunense Luciana Santos Silva foi a vencedora do V Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, na categoria Mestres e Estudantes, que contou com 710 inscritos. O prêmio é uma iniciativa do CNPq, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), Ministério da Educação (MEC) e Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM). Os julgamentos ocorreram na sede do CNPq, em Brasília.

O trabalho vencedor apresentado por Luciana Santos Silva, é fruto da pesquisa de mestrado em Ciências Sociais, desenvolvido na PUC-SP em convênio com a UESB, sob a orientação da profa. Dra. Eliane Hojaij Gouveia. De acordo com Luciana, foram analisadas as representações de Gênero no debate sobre a constitucionalidade da Lei Maria da Penha, apresentando como resultado que o campo jurídico ao se manifestar sobre a constitucionalidade da Lei reproduz os padrões patriarcalistas.

"Um juiz chegou a afirmar em sua sentença que a Lei Maria da Penha é um monstro tinhoso; que o mundo é e deve continuar sendo masculino e que a desgraça humana começou no Éden, por causa da mulher", destacou a professora em seu trabalho.

A professora Luciana Santos Silva é graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, professora de Direito Penal da UESB, vice-coordenadora do colegiado de Direito da UESB e coordenadora do curso de Direito da FTC/Vitória da Conquista. Além disso, é primeira secretária da OAB – Vitória da Conquista e Diretora da União de Mulheres de Vitória da Conquista.

O prêmio

Criada em 2005, a premiação acontece por meio do concurso de redações para estudantes do ensino médio e de artigos científicos para estudantes de graduação e graduados, com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Além disso, o Prêmio contribui para promover a discussão nas escolas e universidades sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os estudantes a produzirem textos sobre o tema.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero será entregue numa solenidade em Brasília, com a presença do presidente Lula. Além de uma quantia em dinheiro, Luciana receberá uma bolsa de estudos para o Doutorado.