Lançado há uma semana, o projeto “Setembro Amarelo: Atenção à Vida”, em referência ao mês dedicado ao combate ao suicídio, segue ampliando o público no Conjunto Penal de Itabuna. O projeto já foi apresentado ao público feminino e, essa semana, foi levado aos dois grandes pavilhões (1 e 2) e para o Anexo Masculino 2.

De acordo com a coordenadora do Corpo Técnico do CPI, Rejany Mororó, até o fim do mês toda população terá sido alcançada. “Estamos levando esse projeto a todas e todos como uma forma mostrar aos reeducandos que eles tem opção, quando os pensamentos suicidas começarem a surgir. Inclusive, identificamos um aumento de demanda para o setor de Psicologia, a cada rodada do projeto”.

O projeto consiste numa palestra inicial, em que um profissional da Psicologia discorre sobre a importância da atenção à vida, sobre a necessidade de buscar apoio profissional. Em seguida é apresentado um filme (O Vendedor de Sonhos) para, em seguida, abrir a discussão sobre o tema para todos e todas.

A empresa Socializa, que operacionaliza o presídio em regime de cogestão com o Governo do Estado, disponibiliza todo atendimento de saúde mental. Ao todo, são três psicólogos e um psiquiatra trabalhando no Conjunto Penal de Itabuna.