O Partido dos Trabalhadores fez reunião de emergência na noite dessa sexta-feira, para tratar do Caso Vane – o apoio não autorizado a Ruy Machado na eleição da Mesa Diretora da Câmara. Mais cedo, em nota publicada aqui n’O Trombone (veja abaixo), esse blogueiro questionou a origem do inusitado apoio – lembrai-vos que Vane votou contra a nova eleição.

Depois dos “considerandos” de praxe, a Resolução, assinada pelo Diretório Municipal do PT itabunense, é taxativa: Vane está sozinho na empreitada de eleger Ruy Machado.

O vereador teria argumentado que a chapa de Ruy é “independente”, e que seria a opção menos grave, considerando as outras, que eram os Miltons, o Cerqueira e o Gramacho. Mas é consenso no PT que  governismo não tem grau, e que essa chapa é tão pesada quanto qualquer outra.

“Até secretário do prefeito estava lá no restaurante, articulando”, diz um mangangão do PT, se referindo à presença do secretário da Administração, Gilson Nascimento, no almoço no Rei do Pitu, onde teria sido selado o acordo.

Além de condenar o apoio do petista ao vereador do PRP, a nota do partido ainda recomenda que Claudevane Leite lance sua candidatura à Presidência.”Se a gente apoiar Ruy agora, como fica nosso discurso pra 2012?”, observa o mangangão.

Veja íntegra da resolução:

O Diretório Municipal de Itabuna do Partido dos Trabalhadores, considerando o processo de eleição da nova mesa da Câmara de Vereadores de Itabuna para o biênio 2011/2012; os desmandos da Câmara nos últimos meses e a importância da casa para a população de Itabuna; a importância do zelo pelas Políticas Públicas e a transparência na aplicação dos recursos; e considerando o compromisso do PT em defender uma gestão pública ética, transparente e comprometida com a defesa da cidadania.

RESOLVE:

1 – Não referendar o voto e/ou apoio favorável do Vereador do PT, Sr. Claudevane Moreira Leite, a qualquer composição para a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itabuna, conforme veiculação na imprensa.

2 – Recomendar ao vereador Claudevane Leite lançar a sua candidatura à presidência da Câmara de Vereadores de Itabuna.

3 – Qualquer decisão do vereador diferente do que está elencado nesta Resolução é de sua inteira responsabilidade.

P.S.: Por enquanto, dos outros partidos de esquerda envolvidos no caso, o PC do B e o PSB, até agora, só se sabe de uma reação enfurecida do presiente dos socialistas, José Carlos, pelo apoio sem consulta de Ricardo Bacelar ao senhor Ruy Machado. Do PC do B não se tem manifestação nem contra nem a favor, muito pelo contrário.