O rompimento de uma adutora de 300 milímetros na Avenida Itajuípe, no Bairro Santo Antônio, vai interromper, temporariamente, o fornecimento de água na região. Uma equipe de campo da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) está no local realizando o reparo.

Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, o quebramento não prejudicará o abastecimento no bairro. “A região do Santo Antônio é atendida por uma rede que vem direto da Estação de Tratamento de Água. Por isso, assim que o serviço for concluído, o fornecimento de água voltará a normalidade”, assegura o engenheiro Bitencourt.

O gerente técnico da Emasa também lembra que sistema de distribuição de água de Itabuna é formado por uma rede que tem aproximadamente quatro décadas. Devido à idade, esse tipo de incidente ocorre com certa frequência.

“No momento a Emasa e a Prefeitura estão implantados 6.049 metros de rede adutora e 2 mil metros de rede secundária, fruto do Projeto Mais Água para a Cidade. A Emasa também tem projeto para no futuro realizar a substituição da rede adutora atual para diminuir esse tipo de imprevistos”, afirma João Bitencourt.

Extravasamento

A manutenção na rede elétrica que atende a Estação de Tratamento de Água (ETA) principal da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), no Bairro São Lourenço, por aparte da Coelba, obrigou a Emasa a suspender suas atividades na produção e distribuição de água.

O reservatório da ETA ultrapassou sua capacidade de armazenamento e derramou água pelo extravasor (popularmente conhecido como ladrão), tubulação usada para escoar um casual excesso de água do tanque por cerca de cinco minutos.

“O trabalho de manutenção da rede de energia elétrica é necessário ser realizado para evitar apagões inesperados e consequentemente prejudicar todo o nosso processo de produção e distribuição de água”, afirma o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt.

O extravasamento de água na ETA chamou a atenção de populares, que viralizou as imagens nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Porém, logo depois da conclusão dos serviços por parte da concessionária de energia elétrica do Estado. A Gerência Técnica da Emasa retomará suas atividades de produção e abastecimento de água da cidade.