Cerca de 410 mil pessoas residentes em 13 cidades do extremo sul da Bahia estão sendo prejudicadas com o não funcionamento das linhas telefônicas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Teixeira de Freitas, onde está sediada a base da unidade regional. Para que o serviço funcione, é preciso que a empresa de telefonia Oi ative os links das três linhas já instaladas na sede do Samu, no bairro Jardim Liberdade.

O Samu de Teixeira de Freitas foi inaugurado no dia 6 deste mês, mas o pedido de ativação dos links das linhas do 192 foi feito à operadora Oi  – pelo setor de Emergência da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) – somente quatro dias depois, em 10 de agosto. Por sua vez, a prefeitura enviou o pedido à Sesab com pouco tempo de antecedência, no dia 28 de julho, apenas 10 dias antes da inauguração.

Devido à divulgação na mídia de que o serviço foi implantado na cidade, as pessoas diariamente ligam para o número 192 em busca de socorro. A ligação cai no Samu de Itabuna. O coordenador administrativo Reinaldo Ferreira informa que, todos os dias, há pelo menos duas semanas, pessoas de Teixeira de Freitas fazem de 18 a 20 pedidos de socorro à Itabuna. “Até ligações de Sergipe temos recebido”, declarou.

Em nota, a Oi informou que “está trabalhando para o atendimento da demanda o mais brevemente possível, em conformidade com os requisitos estabelecidos pelo órgão regulador, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”. A assessoria de comunicação da Anatel informou que “está ciente do fato e analisando o caso”.

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