obesos

O provedor da SCMI, Renan Moereira, o vice-presidente da ONG, Wellington Figueiredo, presidente, Tony Emerson e o gerente da Santa Casa, André Wermann: nova realidade para os obesos

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna começa a realizar a partir deste mês de maio Cirurgias Bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há mais de um ano realizando a também chamada Cirurgia do Obeso em pacientes conveniados e particulares, a instituição acaba de ser comunicada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) sobre a liberação do procedimento para o SUS.

Apesar de não ter sido demandado ainda o número ideal de cirurgias, inicialmente uma cota de quatro procedimentos cirúrgicos por mês será realizado já a partir deste mês de maio. A ONG Casa do Obeso, hoje com aproximadamente 600 associados, participou do processo de negociação junto ao Governado do Estado e comemorou a nova decisão.

De acordo com o gerente administrativo financeiro da Santa Casa de Itabuna, André Wermann, apesar de se ter anunciado há algum tempo o credenciamento da instituição para a realização da cirurgia Bariátrica SUS, esta contratualização nunca foi fechada de fato, chegando agora a proposta da Sesab para a realização de um procedimento cirúrgico por semana.

Paralelo a esta proposta, a própria Sesab estará montando um trabalho de atendimento à demanda reprimida de maior urgência em todo Sul e Extremo Sul da Bahia, a partir da realização de um Mutirão da Cirurgia do Obeso. "Este mutirão atenderia inicialmente cerca de 200 pacientes em estado mais grave de obesidade mórbida, no entanto, não existe data agendada para a sua realização", declarou André Wermann.

Ainda sobre a efetivação da Cirurgia Bariátrica pelo SUS na Santa Casa de Itabuna, André declarou que a instituição busca agora uma sensibilização junto á Prefeitura Municipal, via Secretaria de Saúde, para pactuar localmente o procedimento. "Como havia sido prometido, buscamos que a rede municipal faça o custeio dos procedimentos pré e pós operatórios, com a equipe multidisciplinar do município", acrescentou André.