A partir de segunda-feira (17), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) retomará os serviços de exames laboratoriais para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Os serviços eram executados anteriormente no Hospital Manoel Novaes. A nova unidade passa a funcionar em parceria com o Diagnosul Laboratório, localizado na Rua Mariá Ferreira, Nº 245, em horário comercial.

A unidade permitirá que os usuários do SUS tenham acesso aos exames relacionados na tabela SUS em contrato com a SCMI. O laboratório é dotado de máquinas de última geração, que possibilitam a interface de todos os processos, a partir da integração entre os equipamentos de automação laboratorial.

Para Wagner Alves, diretor administrativo da SCMI, a retomada visa garantir maior agilidade nos diagnósticos e aproximar o serviço da população. “Além de ampliar o acesso dos itabunenses e municípios pactuados aos serviços de saúde, a proposta da Santa Casa de Itabuna é de seguir no seu modelo de eficiência e gestão, oferecendo um atendimento pautado na qualidade, num ambiente acolhedor e no centro da cidade”, explica.

Infraestrutura

Além de ótima localização, o equipamento possui pisos com cobertura antiderrapante e rampas de acesso, importantes para a segurança de pacientes que transitam com cadeira de rodas ou até carrinhos de bebê. Importante lembrar que, com o avanço das síndromes gripais no município, a unidade realizou, na última semana, os serviços de sanitização e limpeza em todo o prédio.

Com investimento em equipamentos de alta tecnologia que melhoram consideravelmente a exatidão dos resultados, a Diagnosul possui sistema operacional informatizado que incorpora a emissão de código de barras para os tubos de amostras, visando identificação segura; assinatura e impressão automática dos resultados; resultados online; acesso a resultados online pelos médicos da instituição.

A ampliação da parceria significa mais uma unidade laboratorial da Santa Casa de Itabuna na cidade e amplia a oferta e acesso de todos para a realização dos exames.

Fonte: Ascom SCMI