A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna retomou o serviço de transplante renal, conseguindo assim oferecer todas as modalidades de tratamento por terapia renal substitutiva ao paciente com diagnóstico de insuficiência renal crônica. A Santa Casa de Itabuna passa a ser a única instituição habilitada para a realização de transplantes renais em todo interior da Bahia. O serviço exige equipes médicas especializadas, parque tecnológico avançado e grande dedicação dos profissionais envolvidos.

Com perspectiva de realização de quatro transplantes por mês, somente em dezembro já foram realizados três, todos com sucesso, sendo um deles a partir de rim oriundo de doador falecido em Salvador, encaminhado pela Central de Transplantes da Bahia. A retomada do serviço de Alta Complexidade acontece no fim da gestão do atual provedor Renan Moreira, que comemora diversas conquistas pela instituição.

Segundo a médica nefrologista, coordenadora da equipe de Transplante Renal da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Neyde Vinhático, o sucesso na retomada do serviço está sendo comemorado por toda comunidade científica regional, bem como pelos próprios pacientes do Serviço de Terapia Renal Substitutiva.

“Com a reabertura do serviço de transplantes, os pacientes com insuficiência renal crônica têm maiores chances de tratamento fora da máquina, dispensando a hemodiálise ou o CAPD, cumprindo assim um importante papel social”, declarou Neyde.