A Prefeitura de Itabuna, por meio de uma equipe de Agentes Comunitários de Saúde, estará  cadastrando hoje(23),  famílias do Serrado de Itabuna no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação acontecerá na sede da Associação de Agricultores do Serrado, das 8 às 17 horas.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde cumpre uma determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), depois de um encontro com representantes de 12 associações rurais com representantes das secretarias de Saúde, Educação, Promoção Social e Combate  à Pobreza e Infraestrutura e Urbanismo.

O cadastramento vai mapear a renda dessas famílias, como vivem, quantas pessoas residem em cada imóvel, tipo de moradia, se há idosos, alguém com comorbidades e o estilo de vida das pessoas. “Nosso foco é estabelecer a vigilância da saúde nos níveis epidemiológico, sanitário, saúde do trabalhador e ambiental”, explicou  a  gerente do Programa de Agentes Comunitário de  Saúde (PACS), Margarida Amorim.

Ela lembra que é fundamental a apresentação do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. A expectativa com a ação nas áreas rurais do município é de que cerca de cinco mil pessoas sejam cadastradas para ter acesso aos programas do SUS. “Até agora, 1.100 pessoas já foram inseridas no Sistema Único de Saúde. No Serrado esperamos mais de 400 famílias no levantamento cadastral”, disse.

A Gerente do PACS afirmou que concluído o levantamento existe projeto para abertura de um Núcleo de Assistência ao Trabalhador Rural. “O apoio será na saúde e nas questões sociais também”, disse Margarida.