osvaldo barretoDurante uma rápida visita à sede da Direc-7, o secretário estadual da Educação, Oswaldo Barreto, anunciou que o governo está preparando um concurso público para a Educação, tendo em vista o crescimento da demanda, provocado pela expansão da rede e pelo elevado número de aposentadorias entre o funcionalismo.

De acordo com Barreto, o concurso anterior teve a validade vencida em março, e o governo chamou um número de aprovados até maior do que o previsto no edital. "Mas agora se faz necessário um novo concurso. Além disso, vamos fazer a contratação da empresa que vai terceirizar os serviços de portaria e pessoal administrativo, o que é uma forma de extinguir a questão dos PSTs nas escolas", observou.

O secretário ainda comentou sobre a certificação dos professores, que foi planejada em conjunto com o sindicato da categoria, a APLB, e vai garantir melhorias salariais aos professores e avanços em sua carreira horizontal. "Quando o processo for concluído, esse avanço vai incidir, retroativamente, no salário de maio. Agora só falta licitar a empresa que fará a aplicação da certificação. Mas os professores já podem se inscrever no site da secretaria". O endereço é www.educacao.ba.gov.br.

A inscrição antecipada é importante, segundo Barreto, para que o professor já observe se há alguma necessidade de atualização em seu cadastro. Esse ano, a certificação levará em conta não só a qualificação do professor, em sua área específica, mas terá também avaliará a qualidade da escola. "Por enquanto, o único critério será o nível de aprovação dos alunos em 2009, mas esse índice será aperfeiçoado, para que avaliemos tambem as escolas".