Sem dar nenhuma explicação, a Mesa Diretoria da Câmara de Vereadores de Itabuna cancelou a realização de uma Sessão Especial que seria realizada manhã desta quarta-feira, dia 29, para discutir Segurança Alimentar e o combate à fome no município. Proposta pelos vereadores Diego Pitanga, do PT, e Erasmo Ávila, do PSD, presidente do legislativo itabunense, a sessão chegou a ser anunciada pela Assessoria de Comunicação da Câmara e confirmada pela Secretaria Parlamentar da Casa.

Diego Pitanga e Erasmo Ávila, inclusive, chegaram a se reunir, por duas vezes, com dirigentes da Ong Acari e da AFC-Itabuna. Da reunião, participaram também a secretária de Promoção Social e Combate à Fome, Suzi Meire Maritns; o pastor Geraldo Meireles, da Igreja Teosópolis, o coordenador do Colegiado Litoral Sul, Carlos Alberto Garotinho, e representantes da Diocese de Itabuna. A proposta da sessão era mobilizar a sociedade para elaborar políticas públicas e desenvolver ações imediatas contra a fome.

A atitude desrespetosa do Legislativo itabunense causou uma grande indignação em todos os representantes das entidades mobilizadas, num momento em que se busca a união e a unificação das ações de combate à fome no municipio e a elaboração de um plano conjunto para garantir alimentação adequada a todos. Eles também lamentaram a forma desdenhosa pela qual o presidente do Legislativo local, o vereador Erasmo Ávila discutiu o assunto e tratou os presentes às duas reuniões.