Empresários e representantes de transportadoras conheceram as novas regras visando o ordenamento do trânsito e do uso dos estacionamentos na área central da cidade, além das cargas e descargas.

A idéia é melhorar o tráfego no setor que inclui as avenidas Cinquentenário e Beira Rio, a Praça Adami e áreas vizinhas. Um decreto vai estabelecer horários e critérios para carga e descarga naquela área, que tem tráfego intenso.

Os veículos com mais de 3,5 ton, caminhões trucados e toco, poderão operar na carga e descarga de mercadorias entre 19 horas e 9 horas da manhã seguinte. Os de porte médio terão horário entre 19 e 13 horas do dia seguinte.

Já os de pequeno porte, como vans e sprinters, poderão operar durante todo o período, pois não geram problemas de estacionamento. Alguns lojistas acham que o horário poderia ser melhor.

"Os caminhões grandes deveriam parar as descargas às 8h, quando as lojas abrem e começa o movimento. E se os médios circularem pela manhã, o problema continuará igual," explica um deles.