Do blog Tempo Presente, com informações do Conselho Indigenista Missionário

Lideranças indígenas informam que ontem (sábado,23), por volta das 21 horas, foi assassinado, em uma emboscada numa estrada que liga o município de Pau Brasil a Itaju do Colônia, a liderança Pataxó Hã-hã-hãe José de Jesus Silva, conhecido como Zé da Gata.

Ele foi assassinado com um tiro de rifle calibre 38. O tiro foi efetuado por um indivíduo que estava em uma moto quando a vítima chegava à área retomada da fazenda Bela Vista – além do atirador, outro homem estaria na moto.

Ainda segundo informações das lideranças, quando foi alvejado pelo disparo, Zé da Gata estava levando mantimentos para o pessoal que se encontrava na área de retomada (onde índios e fazendeiros lutam pela posse da terra, daí o termo “retomada”, utilizado pelos indígenas e simpatizantes de sua causa).

Os Pataxó Hã-hã-hãe esperam o julgamento no STF de uma Ação de Nulidade de Títulos e desde o dia 04 de outubro deste ano o clima na região é tenso, principalmente após a retomada da fazenda Bela Vista por um grupo de indígenas.

Uma comitiva de lideranças chegou a viajar para Brasília e Salvador nos últimos 15 dias para solicitar providências, a fim de evitar situações de violência como a que vitimou José de Jesus.

Esse foi o 20º assassinato de lideranças dos Pataxó Hã-hã-hãe ao longo de 28 anos de luta pela reconquista de seu território. Zé da Gata é da mesma etnia de Galdino, que foi assassinado em Brasília em abril de 1997.