forum indígenaO Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) realizou, de 7 a 9 de dezembro, no Hotel Sol Bahia, em Patamares, o 3º Fórum de Políticas para Povos Indígenas. O evento teve o apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), através da Coordenação de Políticas para Povos Indígenas (CPPI).

Neste encontro, a CPPI acredita ter avançado no processo de unificação da luta dos povos indígenas, apoiando as diferentes etnias e fortalecendo o movimento.

Durante os três dias do evento foram ministradas oito oficinas para potencializar os propósitos do movimento:- elaboração da proposta de regimento interno do Mupoiba; – movimento e participação política; – política de aliança comunitária;- planejamento estratégico;- movimento e o processo de desenvolvimento econômico;- estrutura e organograma do Mupoiba; – filosofia do movimento;- critérios de representação e participação no Mupoiba.

Para Jerry Matalawê, da CPPI, “este é um movimento importante, pois com o Mupoiba, a representação dos povos indígenas da Bahia ganhará força e representatividade”. O evento contou com a participação das 15 das etnias, que aproveitaram o momento para fazer um balanço das ações e de fatos que acorreram durante o ano de 2011, avaliados como positivos, mesmo diante das dificuldades enfrentadas durante o período.

Segundo um dos participantes do fórum, a liderança indígena dos Tupinambá de Olivença, Cláudio Magalhães, o crescimento do movimento na Bahia, tem mostrado a necessidade de uma maior organização, “temos que estamos juntos em um só pensamento” finalizou Magalhães. O evento contou com autoridades estaduais e representantes da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.