Agilidade e habilidade são qualidades que podem fazer a diferença na administração pública, normalmente tachada de ineficaz e pouco veloz. Essa pecha não pega na prefeitura de Ilhéus, no caso específico da equipe que cuidou da seleção simplificada para contratação de diversos profissionais para a Secretaria Municipal da Saúde, como médicos, enfermeiros e condutores-socorristas do Samu, educadores, técnicos de enfermagem entre outros (Edital 001/2010).

Repare na agilidade (a habilidade vem depois): no dia 11 de junho, foi aberto o período de inscrição para o certame. O prazo ia até o dia 29 do mesmo mês, sendo que, para inscrever-se, o candidato deveria apresentar seu currículo em local determinado, apenas nos dias úteis. Isso talvez excluísse o perído de festas juninas, mas esse detalhe não vem ao caso.

Ocorre que, depois de encerrado o prazo de inscrição (29/06), a comissão de seleção conseguiu a proeza de analisar em apenas um dia mais de 400 currículos e títulos (as exigências de títulos podem acarretar mais cinco ou seis documentos por candidato) e determinar quem era aprovado, quem apenas ficou como classaficado, e quem foi desclassificado na disputa. O resultado foi publicado no dia 30 de junho.

E, agora, a habilidade: em muitos cargos – os de motoristas socorristas do Samu, por exemplo, os candidatos aprovados foram os que já trabalhavam naquelas funções, e a seleção serviu apenas para referendá-los. Apareceram também alguns que, segundo gente que os conhece, não possuem alguns títulos requeridos para efeito de desempate, mas ainda assim foram aprovados, em detrimento de outros que possuíam os tais documentos, mas não os tiveram levados em conta.

"Se o prazo se encerrou dia 29, como eles podem ter feito toda a seleção em um dia, e publicado o resultado imediatemante? E, pior, nomeado todos aprovados logo em seguida, sem respeitar prazos de recursos, por exemplo?", questiona um candidato, que não quer se identificar até que o Ministério Público se manifeste, a respeito da reclamação que ele faria ainda hoje no órgão.

No site da prefeitura, o edital foi retirado do ar (temos cópia), mas o resultado pode ser consultado clicando AQUI. Com a palavra, os novos gênios que a cada dia surgem nas prefeituras – dessa vez, na de Ilhéus.