O Conjunto Penal de Itabuna (CPI) caminha para ter o maior número de aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, na modalidade voltada à População Privada de Liberdade (Encceja PPL). Isso se repetir os percentuais de aprovação do ano passado (mais de 80%), já que este ano o número de inscritos na unidade é recorde: 339. O mesmo se espera das outras unidades administradas pela Socializa, já que este ano foram intensificadas as matrículas no Encceja, perfazendo um total de 1587 matriculados, o que representa 63,53% de toda a população carcerária das cinco unidades que administra – 2.498 reeducandos(veja números detalhados abaixo).

Este número não só é o maior entre as unidades operacionalizadas pela empresa Socializa, como é também o maior entre todas as unidades em regime de cogestão e o segundo maior entre todas as unidades do sistema prisional baiano, ficando atrás apenas do Conjunto Penal de Feira de Santana (CPFS), que terá 395 inscritos – lá a gestão é totalmente pública, a chamada “gestão plena”. A diferença é que, em números absolutos, o CPFS tem mais que o dobro da população carcerária em relação ao CPI, que hoje conta com 838 reeducandos.

Quando a comparação é feita apenas entre as unidades da cogestão e, mais especificamente as administradas pela Socializa – Itabuna, Vitória da Conquista, Salvador (Masculino), Lauro de Freitas e Barreiras -, o Conjunto Penal de Itabuna tem o maior número absoluto de matriculados, seguindo a tradição de apoio à educação como ferramenta ressocializadora. “É um número expressivo, fruto do trabalho de toda equipe do Conjunto Penal de Itabuna, da direção do estado aos colaboradores da Socializa”, afirma o pedagogo Saulo Andrade Araújo, um dos responsáveis pela inscrição dos reeducandos.

Números do Encceja na Bahia

● Total de matriculados em todo o estado – 3434 reeducandos;

● Total de matriculados nas unidades que a Socializa administra – 1587 reeducandos, o que representa 46,21% dos alunos matriculados em todo estado.

Números das Unidades Socializa e porcentagem em relação à população carcerária de cada unidade que administra:

● Itabuna – 339 (40,45% da população)
● Salvador (Masculino) – 326  (72,9%)
● Vitória da Conquista – 211 (36,57%)
● Lauro de Freitas – 251 (58,37%)
● Barreiras – 121 (31,84%)
Total da população custodiada: 2.498; total de matriculados: 1 587 (63,53% da população matriculados)

Veja o número de inscrições por unidade prisional participante do Encceja, e sua relação porcentual com a população total: