Uma forte ventania na tarde de ontem, dia 29, na região de Rio do Braço, distrito de Ilhéus, derrubou postes da rede de energia elétrica que atende a Estação de Captação de Água bruta da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) interrompendo o abastecimento de água em Itabuna. O vendaval provocou queda de árvores sobre a rede de energia, derrubando dois postes e cerca de 600 metros de fiação.

“Estamos sujeitos às intempéries. Nossa estação de captação é dentro de uma área de mata atlântica, mata fechada. Condições climáticas intensas, a exemplo da cheia do Rio Almada, em dezembro passado, e essa ventania de agora, sempre terão consequências em nosso sistema”, diz o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt.

Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Emasa deslocou uma equipe técnica e prepostos de uma empresa terceirizada que presta serviços de manutenção à Coelba seguiu para Rio do Braço. Técnicos e operários das duas empresas atuaram por toda madrugada e a expectativa é que o serviço de recuperação da linha de transmissão de energia seja concluído por volta das 13 horas de hoje, dia 30.

Segundo o gerente de Distribuição de Águas, Moisés Ferreira, os danos causados pelos fortes ventos na rede elétrica de Rio do Braço comprometeram o fornecimento de água em toda a cidade. “Já estávamos tendo problemas com os bairros das zonas sul, leste e sudeste, em decorrência do rompimento da adutora no domingo passado. Agora, com esse fato ocorrido em Rio do Braço, todo o abastecimento da cidade fica comprometido”, adverte.

Ele salienta que somente após o restabelecimento da rede energia elétrica será possível prever como ficará o sistema de abastecimento. “Assim que os trabalhos forem finalizados em Rio do Braço e nossa estação de tratamento voltar a receber a água que vem da captação, teremos condições de refazer a programação. Os bairros afetados com a quebra da adutora na semana passada terão prioridade”, afirma Moisés Ferreira.