Da Assessoria de Comunicação

wagnerO governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner anunciou que construirá, em um novo governo, 47 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em 17 territórios de identidade da Bahia. A proposta é atender os pacientes em um serviço de urgência durante 24 horas, fazendo uma triagem para posterior encaminhamento às unidades de maior porte conforme a complexidade do problema de saúde detectado pelos médicos. Itabuna é uma das cidades beneficiadas com a implantação da UPA.

Nas Unidades de Pronto Atendimento, que funcionarão em prédios construídos especificamente para esse fim, ou em hospitais e outras unidades de saúde já existentes, se fará procedimentos de média complexidade, diagnósticos e encaminhamentos para hospital. Nelas, a população resolverá problemas de pressão alta, febre, acidentes com queimaduras e corte, traumas, além do primeiro socorro em casos de infarto ou acidente vascular cerebral. Isso é feito com apoio direto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A implantação do programa, explicou o governador, faz parte da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde. Somente em municípios como Salvador, Feira de Santana, Barreiras, e Itabuna 45 mil baianos serão beneficiados todo mês nas quatro unidades que serão construídas, de acordo com previsão do secretário de Saúde, Jorge Solla.

Os demais municípios contemplados com instalação de UPAs serão os seguintes: Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari, Ilhéus, Lauro de Freitas, Jequié, Alagoinhas, Esplanada, Rio Real, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Valença, Santo Antônio de Jesus, Candeias, Guanambi, Jacobina, Capim Grosso, Morro do Chapéu, Senhor do Bonfim, Itapetinga, Bom, Jesus da Lapa, Irecê, Cruz das Almas, Poções, Santa Maria da Vitória, Seabra, Gandu, Brumado, Luis Eduardo Magalhães, Caetité, Macaúbas, Vera Cruz e Prado.