Em assembleia realizada na noite desta quarta (13), os bancários das redes pública e privada de Itabuna e Região, por maioria absoluta, aprovaram as propostas feitas pela Fenaban, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, retornando ao trabalho, a partir desta quinta-feira (14).

A Fenaban, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal apresentaram ao Comando Nacional dos Bancários na última segunda-feira, após 13 dias de paralisação, novas propostas que contemplaram aumento real de salário, valorização dos pisos (R$ 1.250 nos bancos privados e R$ 1.600 no BB e na Caixa), melhoria na PLR e definição de mecanismos de combate ao assédio moral.

“A força da greve e da unidade dos bancários paralisou a rede pública e privada e obrigou os bancos a saírem da intransigência e apresentarem propostas que contemplaram as principais reivindicações da categoria”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, Jorge Barbosa. Essa foi considerada a maior greve da categoria dos últimos 20 anos.