Durante uma audiência no Centro Administrativo Firmino Alves, realizada na semana passada (quinta-feira, 1º), o juiz da Vara da Infância e Juventude e presidente da Academia de Letras de Itabuna, Marcos Bandeira solicitou ao prefeito Capitão Azevedo a aprovação de alguns projetos que contemplam melhores condições de vida para crianças e adolescentes de Itabuna, além da inserção de recursos para a cultura.

Os projetos visam oferecer assistência aos jovens itabunenses, como o  “Casas Lares”, que será instalado no Lar Fabiano de Cristo. Em contrapartida seria concedido à prefeitura o espaço SOS Criança, para ser utilizado em outros fins. De acordo com Marcos Bandeira, esse projeto é de alta relevância, pois contemplará crianças vítimas de maus-tratos, de abandono, ou seja, crianças eu apresentem um histórico de violência.

O projeto “Família Acolhedora”, que depende da aprovação de uma lei municipal, visa capacitar as famílias para acolher as crianças até regularizar sua situação. Essas famílias receberiam uma ajuda de custo mensal, durante o período em que ficar com o jovem, com o limite de até seis meses.

Já o “Começar de Novo” é voltado para crianças e adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas no espaço Grapiúna Cidadão. Visa inseri-los no mercado de trabalho, através do programa Aprendiz. Outra solicitação referiu-se à inclusão dos Agentes de Proteção da Infância e Juventude e dos Conselheiros Tutelares na gratuidade no Transporte Municipal, quando em serviço.

Além das iniciativas que contemplam oferecer maiores condições de vida aos jovens itabunenses, o presidente da Academia de Letras da cidade requereu a inclusão de recursos para fortalecer a cultura local, já que de acordo com ele, a instituição possui alguns projetos para o próximo ano, e um deles é o tributo aos 100 anos de Jorge Amado.

O prefeito Capitão Azevedo se comprometeu com a implantação dos projetos sinalizados pelo titular da Vara da Infância e Juventude. O próximo passo é a providência dos documentos necessários para a inserção dessas iniciativas na cidade de Itabuna.