O jornal Folha de S. Paulo denunciou hoje, um dia após o debate na rede Record entre os presidenciáveis Dilma e José Serra, que soube, seis meses antes da divulgação, do resultado quem seriam os vencedores da licitação para concorrência dos lotes de 3 a 8 da linha 5 (Lilás) do metrô.

O resultado “oficial” só foi divulgado na última quinta-feira, mas o jornal já havia registrado o nome dos ganhadores em vídeo e em cartório nos dias 20 e 23 de abril deste ano, respectivamente.

A licitação foi aberta em outubro de 2008, quando o governador de São Paulo era José Serra (PSDB) – ele deixou o cargo no início de abril deste ano para disputar a Presidência da República. Em seu lugar ficou seu vice, o também tucano Alberto Goldman.

O resultado da licitação foi conhecido previamente pela Folha apesar de o Metrô ter suspendido o processo em abril e mandado todas as empresas refazerem suas propostas. A suspensão do processo licitatório ocorreu três dias depois do registro dos vencedores em cartório.

O Metrô, estatal do governo paulista, afirma que vai investigar o caso. Os consórcios também negam irregularidades ou “acertos”.

O valor dos lotes de 2 a 8 passa de R$ 4 bilhões. A linha 5 do metrô irá do Largo 13 à Chácara Klabin, num total de 20 km de trilhos, e será conectada com as linhas 1 (Azul) e 2 (Verde), além do corredor São Paulo-Diadema da EMTU.

Veja AQUI a íntegra da matéria, inclusive o registro em vídeo, de 20 de abril, em que a reportagem desfia todos os nomes dos consórcios “vencedores” da disputa pelo “filé” das obras do metrô paulista. Logo agora, quando Serra mais investe em seu perfil de “administrador sem máculas” – embora não se livre de um Paulo Preto em seu ouvido “a zumbizar”, qual uma mosca de Raul Seixas…