“Demos um grande passo para solucionar a dívida do cacau. Agora nossas atenções estarão voltadas para a diversificação das culturas e para a verticalização da cadeia produtiva do cacau”, disse, em Paris, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. A declaração foi após ser informado que o Banco Central publicou a resolução 3.917do Conselho Monetário Nacional, CMN, permitindo o pagamento das parcelas do Pesa vencidas em 2010 e em anos anteriores com bônus de adimplência.

“Essa decisão é um grande avanço. Dá fôlego novo aos produtores que estavam na expectativa da regularização dessa situação”, festejou José Mendes, vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb).

O secretário destacou que a vitória é dos produtores e do governador Jaques Wagner, que três dias após sua reeleição o enviou a Brasília, para defender junto aos ministérios da Agricultura e da Fazenda propostas de resolução das pendências da dívida do cacau.

A notícia foi recebida com festa em Paris, onde o secretário Eduardo Salles, o superintendente de Política do Agronegócio da Seagri, Jairo Vaz, o presidente da Associação dos Produtores de Cacau, Henrique Almeida, e o presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Isidoro Gesteira, comemoravam duas grandes conquistas: o cacau da Bahia foi vencedor do concurso internacional e a notícia que em julho de 2012 o Salon du Chocolat será realizado na Bahia.