Por Charliane Sousa

É papel de vereador realizar obras nos bairros e dar jeitinho para conseguir exame médico? Para muitas pessoas os legisladores que agem assim são “os melhores”, os grandes “defensores do povo”. Que engano! Fui vereadora e cheguei a uma triste conclusão: a grande maioria das pessoas não sabem qual é o verdadeiro papel de um legislador. E mais: confundem os papéis dos poderes legislativo e executivo.
Os legisladores, seja no Congresso Nacional, nas Assembleias Estaduais ou nas Câmaras Municipais, são responsáveis pela criação de leis e pela fiscalização do Poder Executivo. Mas, na sanha de arrebatarem eleitores e de conseguirem suas reeleições ou eleições para outros cargos, muitos insistem em fazer o que é de competência do executivo.
Mas aí você me pergunta: Charliane, qual o mal deles fazerem, não estão ajudando o povo? Não, minha gente! Ele ajuda o povo de verdade quando faz o papel dele, sem enganação e oba-oba! Essas ações são, na verdade, troca-troca de voto. Se ele faz o que não é de sua competência, deixa de fazer o que é. Além disso, acaba realizando ações que vão beneficiar apenas uma parte da população e não a todos de forma igual.
Até hoje encontro pessoas que dizem: Charliane, o que você fez como vereadora? Não vi nenhuma obra sua. Confesso que fico indignada! Mas, respondo com calma e faço questão de explicar que trabalhei muito e da forma correta, como poucos colegas. Apresentei mais de 200 pedidos de providências, 19 projetos de lei e 50 requerimentos.
E fiscalizei o executivo, sempre apresentando propostas. Tem legislador que só bate no executivo, reclama de tudo, mas não apresenta soluções. Só quer criar polêmica e dar show! No caminho contrário, para citar um exemplo, consegui por meio da Justiça, junto com os moradores, que a prefeitura realizasse as obras de saneamento e asfaltamento na Travessa dos Trovadores, no bairro Santo Antônio.
Pedi providência várias vezes ao executivo e não fui atendida. Caberia a mim, então, realizar a obra? Definitivamente, não! A prefeitura tinha recursos para tal e teve que realizar. É assim que deve ser, minha gente. Vamos quebrar esse ciclo vicioso! Como? Observando bem os interesses por trás da “bondade” de muitos políticos, que fazem o que não cabe a eles.

———–

Charliane Sousa é itabunense, mãe de Taiane Borges, formada em Ciências Contábeis, sócia proprietária da Ágape Contabilidade. Foi vereadora de Itabuna (2017-2020), candidata a prefeita (2020) e é pré-candidata a deputada estadual pelo PCdoB.