O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, disse hoje que 90% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico (FNDTC) seguem bloqueados pelo governo federal, mesmo com a pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, a necessidade de liberação desse dinheiro.

Segundo Pontes, o Brasil tem cientistas de categoria internacional e capacidade de pesquisa para vencer a covid-19, mas são necessários mais recursos e estabilidade de orçamento. O ministério tem tido o orçamento reduzido desde 2013, e a liberação de recursos do FNDTC — fundo formado pela arrecadação de impostos de empresas — poderia resolver o problema.

“Todos os ministérios sofrem com a falta de recursos, mas o investimento em ciência e tecnologia é essencial para o desenvolvimento do País e pode ser solução para a crise”, destacou o ministro durante sua participação na comissão externa da Câmara dos Deputados que trata de ações contra a covid-19.

Pontes citou como exemplo Israel, que tem 4% do PIB (Produto Interno Bruto) aplicado no setor: “O Brasil precisa seguir essa linha”. Segundo o ministro, isso será essencial também para enfrentar as próximas pandemias — apontadas como certas pelos cientistas.

Leia no UOL.