O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, foi lembrado novamente hoje, pela manhã, pela sua ausência em mais um evento que deveria contar com sua presença, além de outros representantes do município, como secretários ligados ao Transporte e Trânsito e Indústria e Comércio – no caso, os sempre diligentes Wesley Melo e Carlos Leahy.

Ontem, o prefeito deveria estar presente ou mandar um representante à altura – o vice, Antônio Vieira, por exemplo – à solenidade de troca de comando do 15º Batalhão da Polícia Militar. Hoje, foi o lançamento do programa de incentivo à conversão ao gás natural veicular para táxis.

O serviço de transporte de passageiros é regulado pelo município, a ação da Bahia Gás, em parceria com o Desenbahia, vai permitir grande economia para os profissionais do volante e ajudar a difundir uma fonte de energia limpa que poderá ser um vetor de desenvolvimento para o município num futuro muito próximo.

Atenção aos compromissos, homens!

O programa

A diretoria da Bahia Gás e prepostos do Desenbahia vieram a Itabuna e a Ilhéus, lançar um programa de incentivo à conversão do combustível tradicional – álcool e gasolina – para o gás natural veicular (GNV) para táxis das duas cidades e para outros de municípios vizinhos.

Foi anunciado pela companhia de gás um subsídio de R$ 450,00 para os primeiros 1.000 táxis que aderirem à conversão, desde que seja com kits novos e certificados pelo Inmetro. O valor corrsponde ao custo de instalação dos equipamentos na oficina convertedora autorizada, que já está se instalando em Itabuna.

Já os diretores do Desenbahia anunciaram um fiinanciamento de até R$ 1500,00 para a compra dos kits novos, com juros subsidiados de 1% ao mês (12% ao ano), além da isenção do ICMS para o material adquirido.

A reunião com os taxistas foi no plenário da Cãmara Municipal, e contou com a presença do presidente da Bahia Gás, Davidson Magalhães, do presidente da Câmara, Clóvis Loiola, do vereador Wenceslau Júnior e do presidente da Associação Comercial de Itabuna, Eduardo Fontes.