A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), anunciou nesta quinta-feira a normalização do abastecimento de água em Itabuna, após o sistema de filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) passarem por manutenção.  Por conta disso, várias localidades da cidade ficaram sem água, gerando reclamações por parte da população. Uma escola da rede estadual, inclusive, chegou a suspender as aulas por um dia por falta d’ água.

Desde o dia de ontem, dia 15, o fornecimento de água foi reestabelecido nos bairros Parque São João, Pontalzinho (parte alta), Castália (parte alta), Góes Calmon, Fonseca, Novo Fonseca, Maria Pinheiro, Jardim Vitória, Fátima (partes baixa e média), Parque Boa Vista, João Soares, Califórnia (partes baixa e média), Novo Horizonte, Jorge Amado, Lomanto, Odilon e Manoel Leão.

Os bairros São Caetano e Sarinha Alcântara, também tiveram o abastecimento iniciado. Porém, será reforçado nas primeiras horas do domingo, dia 19, junto com o Vila Anália.

Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, gradativamente o abastecimento será totalmente ajustado em toda a cidade. “Estamos empenhados em normalizar a situação o quanto antes. Porém, mesmo com a retomada do fornecimento de água, vamos continuar atendendo as comunidades onde a água ainda não chegou com o apoio de carros-pipa”, afirmou Bitencourt.

A Emasa em parceria com a Prefeitura de Itabuna, estão realizando o maior investimento no sistema de abastecimento de água da cidade, com a execução do Projeto Mais Água para a Cidade, que vai acabar com o sistema de manobras nos bairros das zonas sul e leste e reduzir de forma significativa o tempo de rodizio de água para as regiões norte e oeste da cidade.

“Além do Projeto Mais Água, estamos modernizando a ETA principal, com a implantação de novos decantadores, reservatório elevado e novo sistema de filtros. São investimentos que totalizam pouco mais de R$ 30 milhões de reais”, destacou o gerente técnico da Emasa.