A 10ª Edição da Feira de Saúde e Cidadania do Conjunto Penal de Itabuna realizada nessa segunda-feira (27), promoveu 1.718 atendimentos, entre serviços médicos, odontológicos, vacinação, testes rápidos para ISTs, acupuntura auricular, psicologia, nutrição entre outros. Estes números englobam serviços de saúde e atendimentos psicossociais, com emissão de documentação básica, atendimentos do Serviço Social, oficinas de artesanato, xadrez, tênis de mesa e musicoterapia.

Realizada pela empresa Socializa, sob demanda do Governo do Estado, a Feira de Saúde é Cidadania é um complemento aos serviços já oferecidos na unidade pela equipe multidisciplinar e uma oportunidade de reunir dezenas de serviços em uma única data.

Os serviços são realizados em forma de rodízio, com identificação por meio de pulseiras e fichas individuais, de forma a atender a uma sequência lógica, da anamnese à dispensação do medicamento. “Assim conseguimos realizar um atendimento completo e humanizado”, declara a responsável técnica pelo Posto de Saúde Penitenciário, enfermeira Jeniffer Soares.

Foram realizados exames de imagem – a exemplo de ultrassonografia e eletrocardiograma -, de sangue, além de consultas médico-clínicas e de nutrição, além da acupuntura auricular.

O diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Bernardo Cerqueira Dutra, destaca a grande quantidade de atendimentos em relação ao número total de prssoas custodiados na unidade prisional.

“É um número bastante expressivo se levarmos em conta que é mais que o dobro de nossa população atual, em torno de 830 internos. Se levarmos em conta que temos atendimentos que se desdobram em diversos serviços, a exemplo dos exames de sangue (cada pessoa atendida realiza 14 exames em média), esses dados seriam ainda maiores.

O diretor lembra que no dia da Feira de Saúde o governador Jerônimo Rodrigues recebia a ministra da Saúde, Nísia Trindade na Bahia, para incrementar o atendimento na área. “Assim, podemos dizer que estamos em sintonia com aquilo que o Governo da Bahia preconiza, como também a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização”.

Ele destaca que esse cuidado é contínuo, não apenas no momento da Feira. “Temos um Posto de Saúde Penitenciário ativo, fazendo rastreamento e tratamento de todas as enfermidades, além do cuidado constante com a prevenção”, afirma o diretor Bernado Dutra.