casórioDesse ano não passa. Essa é para aqueles casais que vivem sonhando com um casamento oficial, mas as contigências da vida não permitem. A Faculdade de tecnologia e Ciências (FTC) anuncia, desde o último sábado – inclusive com com caracterizção de um grupo e estudantes – a realização da 2ª edição do Projeto Família Legal – Casamento Coletivo, que vai promover a legalização civil para 50 casais que mantém união estável.

Caracterizados como noivos, um casal de estudantes do curso de Direito, ao lado de outros acadêmicos e de professores, caminharam entre a Praça Adami e a Avenida do Cinquentenário distribuindo panfletos e explicando para a população os procedimentos do casamento civil, que será viabilizado gratuitamente para casais com renda per capta de até dois salários mínimos que vivem em bairros periféricos da cidade.

Implementado em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJB), através da Comarca de Itabuna, o projeto será concluído em agosto com a realização da cerimônia de Casamento Coletivo. A partir desta semana, os estudantes de Direito da FTC estarão nos bairros cadastrando e fazendo triagem dos casais interessados em legalizarem a situação matrimonial.

Em sua 1ª edição entre dezembro de 2007 e abril de 2008, o Projeto Família Legal da FTC proporcionou a legalização do casamento civil para 102 casais itabunenses. O projeto é desenvolvido de diversas atividades que envolvem a temática familiar, tendo um dos eixos a habilitação, publicação dos proclamas e a realização da cerimônia coletiva de casamento.