Pessoas que tomaram a vacina contra a gripe H1N1 e, em seguida, se submeterem ao teste de HIV, podem receber resultado positivo, ainda que não tenha o vírus da Aids.

Entretanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que não há motivo para pânico, pois o falso resultado positivo pode ocorrer até 120 dias após a pessoa ter se vacinado contra a gripe. O Ministério da Saúde ressalta que nenhum paciente vai receber o resultado positivo sem que seja feita a contraprova.

O ministro da Saúde José Gomes Temporão explicou que o falso resultado ocorre porque a vacina contra a gripe aumenta a produção de um anticorpo, chamado de IgM (o primeiro batalhão de defesa do organismo). “Essa reação faz o organismo reproduzir uma condição parecida com aquela de quem tem o vírus HIV”.

Vale lembrar que o prazo termina amanhã (2) para os dois últimos grupos se imunizarem: crianças de 2 a menores de 5 anos e adultos de 30 a 39 anos. As gestantes que ainda não se vacinaram também devem procurar um dos 36 mil postos do país.