O governo recuou e aceitou revogar o decreto que rebaixava a ceplac a um departamento, vinculado à Secretaria de Mobilidade Social do Produtor Rural e Cooperativismo, órgão da nova estrutura do Ministério da Agricultura. Uma grande mobilizção de parlamentares e lideranças foi desencadeada assim que o decreto foi publicado, na sexta-feira (1º).

O governador Rui Costa e o ministro do Gabinete Pessoal da presidenta Dilma, Jaques Wagner, foram decisivos na mudança, uma vez que o rebaixamento prejudicava a Bahia, que detém a maior produção de cacau e onde se concentra mais da metade de todos os servidores do órgão.

De acordo com as informações obtidas pelo blog, até a próxima quarta-feira (12) um novo decreto será publicado no Diário Oficial da União dando as novas diretrizes.

A Ceplac tinha, até essa legislação ser publicada, status de Secretaria dentro do ministério. Sua criação se deu por meio de um decreto, porém, sua institucionalização foi obtida por meio de lei específica, o que já estaria suscitando questionamentos legais em relação ao ato da ministra Kátia Abreu.